Banheiros...o que usar?
- thaisbahiapedras
- 18 de set. de 2018
- 3 min de leitura
Mármore? granito? sintético? no piso? na parede?

A arquitetura é uma caixinha de surpresas, a infinidade de projetos faz com que cada ambiente seja único. Não existe uma regra, assim como falei na cozinha, de qual material é “melhor” para esse ambiente, o que existe é saber atender às expectativas dos clientes e o gosto deles, muitas vezes uma pedra que agrada um profissional não agrada ao cliente e vice-versa.
Como a infinidade de materiais é enorme, consequentemente as possibilidades também. Por exemplo os mármores, existe uma gama de opções, mármores com fundo branco, mármores rajados, mármores beges, mármores brutos como o travertino, ou seja, deixe a criatividade te levar. O que posso garantir é que eles dão tanta beleza para um banheiro que você irá se apaixonar.
Granitos e sintéticos são outra gama de cores e texturas. Assim, como os mármores podemos fazer cubas esculpidas, ou apostar nas cubas convencionais que também tem seu charme. E a nova tendência? As cubas coloridas, foscas? Aposte nelas também. “ah Thaís, mas e as manchas?” A questão da manutenção é importante com qualquer pedra, seja ela sintética ou natural. As variações de cores podem sim acontecer, e é sempre bom ter cuidado com produtos químicos, maquiagens para que não tenha nenhuma mudança brusca nas bancadas.
E os pisos, podem ser de pedras? Claro sim! Pisos em pedra são fáceis de limpar e manter além de terem uma durabilidade enorme, basta usar sabão neutro e água e voilà, você terá um piso limpinho e bem conservado. Uma dica é , se possível usar piso escovado na área do box para evitar escorregamentos, não que não possa usar o acabamento polido, na minha casa mesmo o banheiro tem o chão de granito polido em toda sua extensão, temos que tomar o mesmo cuidado se fosse uma cerâmica ou um porcelanato polido.
Dicas importantes:
1 vez por ano passar um impermeabilizante no piso de pedras naturais para mantê-lo sempre o mais próximo da perfeição;
Ao usar mármore travertino bruto, resinar os buracos para que a água não escoe por debaixo da bancada;
Não deixe nada “empoçado”, nem piso, nem bancada, nem nichos, pois é da natureza das pedras naturais absorver líquidos;
Não se preocupe ao lavar um piso de pedra natural e algumas partes ficarem escuras, após algumas horas a água seca e a tonalidade volta à sua cor natural;
Mármores translúcidos devem ser especificados quando se quer fazer uma iluminação
Nas paredes o que chama atenção são os detalhes, um lavabo onde a própria bancada se conecta com a pedra da parede? Ou até mesmo utilizar uma pedra rústica para dar um contraste também é uma boa pedida. Além disso, também nada impede de usarmos um belo rodapé no banheiro, muitas vezes trocamos o piso e não trocamos o revestimento da parede, então é um bom finalizador de acabamentos.
Outra tendência que está com muita força são os nichos. Eles dão charme e ainda melhoram o espaço útil de utilização do box. E eles podem sim acompanhar o mesmo material das bancadas e do piso. Podem ter fundo ou não em pedra, podem ter moldura ou não, e sim podem ser feitos com todos os tipos de materiais.
Então não tenha medo, arrisque, crie , invente, quem sabe não mesclar dois tipos de pedras e cores em um mesmo banheiro?
Comments