Combinar ou não?
- thaisbahiapedras
- 29 de jan. de 2019
- 2 min de leitura
Sabe aquela dúvida ao escolher o piso para seu banheiro ou cozinha? Será que uso a mesma rocha natural da bancada no piso?

Utilizar pedras naturais em pisos tem suas vantagens, uma delas é a facilidade de limpeza e manutenção. Como já conversamos por aqui antes, a limpeza de um piso de pedra é basicamente um pano úmido com sabão neutro de preferência incolor. Porém sempre ficamos nos perguntando se utilizar o mesmo material na bancada criaria aquela atmosfera "carregada".
Não existe uma regra para fazer essa escolha, o designer de interiores é bastante pessoal, cada um tem seus gostos e suas preferências. Assim, podemos sim ou não combinar o mesmo material para piso e bancadas.
Outra vantagem de utilizar pedras naturais em pisos é o fato de fazer uma paginação única e exclusiva para o ambiente - isso quando não se trata se pisos comprados cortados já em tamanhos padrões.
Podemos criar contrastes ou não com nossas escolhas. Muitas vezes já temos um piso existente e não queremos mudá-lo, logo escolhemos um material que possa "conversar" bem com ele. Como na imagem abaixo, o piso existente de ardósia não seria trocado, assim a arquiteta optou pelo granito Branco Dallas, que tem sua massa creme o que cria um contraste interessante de cores.

Outro exemplo de contraste é utilizá-lo com granitos diferentes, ou entre mármore e granito, a imaginação pode ir longe nesses casos.


E porque não utilizar sim dois materiais que tem veios e padrões totalmente diferentes? É o que podemos ver no exemplo abaixo, foram utilizados dois quartzitos totalmente diferentes, com cores e padrões de veios distintos.
Ainda falando sobre contrastes e combinações, podemos ousar um pouco mais e usarmos 3 rochas diferentes, que tal? Sim é isso mesmo 3 hahaha o ponto chave é saber usar tons sobre tons ou até mesmo utilizar tons bastante contrastantes.
E não menos importante, o não contraste, a combinação do mesmo mesmo material para o piso e bancadas. Esse combinação gera uma unidade e muitas das vezes cria a sensação de ampliação do espaço.
Não tenha medo de arriscar e se tiver pede ajuda de um profissional da área, um arquiteto/a, um designer e até mesmo ao marmorista da sua marmoraria, ele também terá uma bagagem muito grande de informações!
Comments