VISITANDO PEDREIRAS
- thaisbahiapedras
- 22 de jan. de 2019
- 2 min de leitura
2019 chegou e com ele muitas novidades ... e começamos buscando mais conhecimento e novos parceiros!

No nosso post sobre beneficiamento eu contei um pouquinho sobre as pedreiras, porém hoje falaremos um pouco mais sobre como escolher materiais diretamente estando nelas. Uma pedreira pode gerar materiais durante muitos anos e ao longo desses anos ele pode oferecer um material e alguns anos depois outro material, assim como também pode oferecer materiais de primeira ou de segunda.
Um bloco tamanho G2 que é o mais comumente comercializado, que são blocos de aproximadamente 3m x 2m x2m, rendem 76 chapas se serrado em fio diamantado ou 70 chapas se serrado no tear convencional. E um mesmo bloco pode dar chapas de primeira e chapas de segunda. Eles são vendidos pelo m3 e podemos visitar as pedreiras para escolher quais blocos melhor nos atende dependendo do fim que esse material irá levar ao final na marmoraria. Mas como saber se um bloco é bom ou ruim?

Para vermos a massa do material molhamos os blocos para também conseguirmos ver as possíveis "falhas" presentes neles. Ao analisarmos o bloco vemos o sentindo da serrada para saber em que sentindo os veios irão aparecer. Nesse bloco de Branco Dallas temos um veio na diagonal , quando serrado a simulação que temos da chapas é que o veio irá "andar" à medida que o bloco será serrado, assim haverão chapas boas de primeira e algumas chapas se segunda em que não afetará a paginação de corte de modo considerável para a marmoraria.
Em nossa visita à Barra de São francisco e Nova Venécia, conhecemos 4 pedreiras, cada uma delas extrai um tipo de material diferente. Essa região do Espírito Santo é mais propícia à extração de granitos brancos e amarelados, como Branco Dallas, Amarelo Ornamental, White G, Branco Fortaleza, e outros.
Ao marcamos o bloco, analisamos todos os lados inclusive a parte de cima, ao marcarmos também marcamos o sentido da serrada, para que ao ser transportado para a serraria, eles não cometam algum erro de serrar o bloco o invertido.
As visitas são cansativas, mas extremamente necessárias, além de que eu particularmente aprendi muito in locu, a saber o que é um bom material e o que não é. Pedreiras demoram muitos dias para descer um pano de pedra e depois para corta-lo em blocos e separar em qualidade. Após isso os blocos vão para a serraria, depois para o polimento. São muitos dias e até meses para que uma chapa possa vir a ser a sua bancada ou o seu piso.
Quando conhecemos a procedência dos nossos materiais e fornecedores temos a consciência de estarmos oferecendo um serviço de alta qualidade, não é mesmo?!
Comments