top of page

Beneficiamento das rochas

  • Foto do escritor: thaisbahiapedras
    thaisbahiapedras
  • 11 de set. de 2018
  • 2 min de leitura

Como as rochas são extraídas? Qual o processo até chegarem à marmoraria?


ree
Pedreira de extração e mármore

Hoje vamos falar um pouquinho sobre o processo que chamamos de beneficiamento no setor das rochas ornamentais. Esse processo é todo o trajeto que a rocha faz desde a sua extração até ela chegar às marmorarias.

No Brasil o maior polo de extração e beneficiamento das rochas naturais e sintéticas é o estado do Espírito Santo, tendo um foco maior na cidade de Cachoeiro do Itapemirim, onde foi a feira do post anterior. Em Cachoeiro estão localizados os maiores importadores e exportadores de rochas do Brasil, que podem ter ou não pedreiras próprias. A empresas de extração passam por todo processo de estudo e de licenciamento com os órgãos competentes para que as rochas possam ser exploradas.

A pedreiras ficam afastadas das cidades. Uma pedreira pode ser extraída por anos, sendo extraído um mesmo material ou até mesmo materiais diferentes que vão sendo descobertos ao longo dos anos. Os blocos começam a ser extraídos da parte superior das montanhas. Um grande pano de pedra é derrubado e a partir dele são recortados os blocos. Geralmente os blocos tem 2m x 2m x 3m e são vendidos em m3.


Após extraídos são transportados para as serrarias. Hoje existem dois processos de serrada, o tear convencional que consiste em várias lâminas que vão serrando o bloco e tem a serrada por fios diamantados. A diferença entre elas é que a serrada em fio diamantado permite um maior aproveitamento do bloco podendo sair mais chapas que o tear convencional, além de precisar de menos abrasivos para polir uma chapa cortada em fio diamantado, porém essa serrada também é um pouco mais cara.


ree
Bloco sendo serrado no modo convencional

Após serrado o bloco ele vai para o processo de polimento. Dependendo do material ele pode ser resinado antes ou não. Antigamente as politrizes eram manuseadas por pessoas usando a força braçal. Hoje está tudo automatizado, o que antes uma politriz polia 4 chapas em um dia, hoje chapas são polidas em 1 minuto. Ou seja, a tecnologia permitiu a produção em série de chapas de rochas ornamentais. Um bloco em média dá 70 chapas, e essas 70 chapas são polidas em pouquíssimas horas.


Marmorarias podem comprar chapas avulsas de determinados materiais ou fazer a compra de um bloco completo dependendo da sua demanda. Após o polimento as chapas são estocadas em grandes galpões das respectivas empresas e assim são vendidas. As chapas são transportadas ao seu destino final onde sim poderão se tornar lindas peças e lindas bancadas.


Os tão famosos materiais sintéticos também são beneficiados em Cachoeiro. Hoje temos materiais de produção nacional como A Ecologic Stone, que produz na cidade e de Cachoeiro distribui para todo o Brasil. Hoje temos uma filial da empresa aqui em BH. Porém, os materiais importados, hoje os mais conhecidos são os chineses, chegam e grandes lotes por contêiner para seus revendedores de Cachoeiro e assim são distribuídos para o Brasil.

Devemos estar atentos que essas pedras são transportadas com o maior cuidado, mas ainda assim imprevistos podem ocorrer em seu caminho, podem trincar, quebrar, ou até mesmo sofrer variação de cores.


ree
Nosso carreteiro sempre com prudência trazendo nossos materiais
Bom, logo vemos quantos quilômetros aquele pedacinho de pedra percorreu até chegar em sua casa!
 
 
 

Comments


FUNCIONAMENTO

  • Instagram

Bahia Pedras

Segunda à sexta de 08:00hs às 17:15hs

Sábado de 08:00hs às 12:00hs

  • Instagram

Fícus Rochas Ornamentais (showroom)

Segunda à sexta de 09:00hs às 18:00hs

Sábado com agendamento

RECEBA AS NOVIDADES

© 2018 por Thaís Pereira de Figueiredo. Orgulhosamente criado com Wix.com 

bottom of page