Cachoeiro Stone Fair
- thaisbahiapedras
- 4 de set. de 2018
- 3 min de leitura
A feira internacional das pedras ornamentais……

Na semana passada do dia 28/08/2018 ao dia 31/08/2018 aconteceu a Cachoeiro Stone Fair, no Espírito Santo e fomos lá conferir as novidades do nosso mercado de rochas. A feira abriga desde as rochas até a massa plástica que usamos para fazer a montagem das peças, tendo grandes expositores do ramo para melhor mostrar o que o mercado está pedindo e exigindo do setor. Hoje a tecnologia empregada tanto na extração dos materiais quanto para as marmorarias é bem estudada e ofertada. Vimos de tudo um pouco, máquinas para automatização da empresa, com cortes cada vez mais precisos, abrasivos de alta qualidade para um bom acabamento, sem contar as maravilhosas pedras naturais que estavam expostas.
O grande destaque da feira foram as rochas naturais exóticas. Belos exemplares nacionais que podem ser utilizados em bancadas de cozinhas, pisos de alto tráfego, banheiros, revestimentos de paredes, ou seja, até onde sua imaginação conseguir chegar. Essas rochas são os quartzitos naturais, são pedras mais duras que o granito com uma composição menos granulada, sendo um material de bom corte e acabamento, além de não sofrer com as tão temidas manchas. São rochas metamórficas que tem em sua composição quartzo natural e são resistentes a intempéries químicas e físicas. E dá para acreditar que existem tantas variedades em nosso vasto Brasil?
Essas rochas chamam atenção pela sua beleza, que não perde para os amados mármores importados, e conformam espaços suntuosos e com grande poder e que abrangem uma área muito maior do que os mármores. Na feira os stands apostaram nessas rochas não só como exposição, mas também como elementos arquitetônicos. A arquitetura e o designer estão ligados diretamente à esse setor, onde podemos criar ambientes fantásticos através da simplicidade e pureza de um material.

Os stands apostaram em divisórias, estantes, nichos, e claro nas bancadas e pisos com esses materiais exóticos, além de conjugar com o paisagismo, um dos pontos que vemos que está bastante explorado hoje na arquitetura, pois o cuidado em trazer um pouco de natureza para os ambientes faz toda a diferença.
Além, desses materiais exóticos, outros que chamaram bastante atenção, são os famosos materiais translúcidos, sejam eles quartzitos, mármores e até mesmo materiais fabricados, que de longe conseguiram enganar os olhos até mesmo de quem trabalha nesse ramo há anos. Novamente, a infinidade de uso desses materiais vai longe, usados em paredes, balcões, em detalhes, bancadas de banheiros e outros usos.
Também havia na feira representantes de aço inox, sim as cubas esculpidas fazem seu sucesso e tem sua beleza incomparável, mas as cubas de inox especialmente para cozinhas são as mais utilizadas e com um ótimo custo benefício. E por que elas não seriam objetos de destaque também na decoração? A “American Steel” trás cubas com acabamentos coloridos pelo lado de fora em tonalidades branca, vermelha e preta, interessante não?!

Para um marmorista uma boa máquina é como uma Ferrari, e não poderia faltar na feira. Diversos fabricantes e cada qual com sua peculiaridade. Sabiam que hoje a maior parte de uma produção de uma marmoraria pode ser totalmente automatizada? Desde o recebimento/descarregamento das chapas, ao corte, ao acabamento. Máquinas de corte cada vez mais modernas para diferenciar e agregar cada vez mais qualidade ao acabamento final.

Afinal, o que adianta termos o material mais lindo do mercado se não tivermos as ferramentas certas para trabalhar?
A Feira nos trouxe muitas novidades e também muitas amizades. Visitamos pedreiras e também estoques com materiais mais que especiais, mas isso vai ficar para um próximo post hehehehe
Cachoeiro Stone Fair, já aguardamos pela edição do ano que vem!
Comments