top of page

CASACOR SÃO PAULO 2018

  • Foto do escritor: thaisbahiapedras
    thaisbahiapedras
  • 27 de jul. de 2018
  • 4 min de leitura

Quais as tendências deste ano?


ree

A CASACOR é um dos principais eventos relacionados à arquitetura que temos hoje no Brasil. Várias capitais recebem o evento ao longo do ano. Aqui em BH geralmente é realizada entre Agosto e Setembro, e esse ano será novamente no Casarão da Rua Sapucaí, que além de ser um prédio ícone para nossa arquitetura mineira, fica ainda mais encantado com tantas exposições sensacionais.


O tema das CASACORES (se posso inventar esse plural hehehe) deste ano é a “A CASA VIVA”, a retomada de que a casa é um espaço de acolhimento, de recebimento de pessoas, e principalmente pela questão de aproximação com o próximo, em um mundo envolto em tecnologia. Além, dessas questões que estão nos fazendo querer ficar mais em casa, receber nossos amigos, e isso proporciona à arquitetura um ambiente totalmente integrado, a preocupação com a natureza e digamos assim, com o verde, é um dos pontos mais importantes da CASACOR 2018.


Todos os anos temos a Expo Milão, a maior feira de exposição sobre arquitetura, que claro é realizada em Milão na Itália, e como a moda a arquitetura tem suas tendências para cada ano, e aqui no Brasil podemos acompanhar essas tendências que os profissionais trazem de Milão para a ExpoRevestir e para as CASACORES. Tive a oportunidade de ir à CASACOR São Paulo na semana passada e vim aqui compartilhar um pouco dessas tendências que percebi nos ambientes e principalmente como o universo das nossas amadas pedras foi utilizado para tais projetos arquitetônicos.



O que mais me chamou atenção é a utilização das bancadas esculpidas em quase todas as cozinhas que estavam expostas. Isso, nos faz pensar o quanto a valorização do espaço comum de convívio trás à tona a qualidade desses ambientes. As cozinhas deixaram de ser meramente coadjuvantes nas nossas casas, para se tornarem protagonistas, e isso faz com que projetos desse ambiente se tornem cada vez mais elaborados. Outra tendência forte das cozinhas, é a utilização dos materiais sintéticos, digamos que 95% das cozinhas foram feitas ou em Silestone, ou em Dekton, os mais novos queridinhos materiais da atualidade. São materiais muito resistentes à altas temperaturas, à manchas e que permite trazer diversas tonalidades para esse ambiente.



Seguindo nessa mesma linha de bancadas, os banheiros tornaram a ter louças coloridas, não apenas aquele branquinho de sempre, o que foi bastante comentado após a ExpoRevestir, onde havia várias colorações de cubas. E muito utilizada também as pedras sintéticas como base para essas cubas. E o que me foi uma surpresa foi o fato de não haverem cubas esculpidas em banheiros.



Além de bancadas os materiais sintéticos estavam muito presentes também em bancos, em revestimento de paredes, de lareiras, e o interessante era um ambiente inteiramente patrocinado pela Consentino, a empresa responsável pelo Dekton, e nesse ambiente até mesmo a lareira externa e a piscina eram revestidas por esse material. Vale aqui a lembrança que esses materiais são mais caros do que as pedras naturais e exigem bastante cuidado com a mão de obra que deve ter os maquinários necessários e qualificação de mão de obra. Sim, vi alguns trabalhos la executados que não estavam bons, mas deixaremos esse tópico para outro post.



O que me deixou bastante feliz, foi ver a valorização dos mármores nos ambientes, muito utilizados nas paredes, como destaque para os ambientes, e também como ponto central e focal de determinados ambientes. Também a volta de mesas de centro ou mesinhas de apoio para os ambientes de estar, dão um toque especial devido ao valor agregado que damos ao mármore, por ser um material nobre, alguns detalhes fazem a diferença. Ou até mesmo quando ele foi utilizado para fazer vasos decorativos para plantas, o que chama a atenção, ou seja a valorização da natureza, como é a proposta central na exposição.



A volta também de pedras mais rústicas utilizadas como revestimento de parede, seja em áreas externas ou áreas internas. As pedras naturais me passam uma sensação de conforto, de um pouco de rusticidade que nem sempre fica ao final de tudo rústico propriamente dito. E trazer o material na sua essência é dar o valor à ele que muitas vezes não damos, como por exemplo utilizar a casca de um bloco extraído da natureza, para compor seu conceito de projeto.



Um destaque para o mármore travertino romano bruto. Ele foi utilizado sim em paredes externas, com uma paginação bem peculiar e diferente, porque seguirmos um padrão de paginação se podemos colocar nossa criatividade à tona?! E porque não o utilizar para dar um toque pessoal e especial em um mobiliário da sua tv e acompanhá-lo em uma mesa central? Sim, temos infinitas possibilidades para nossas pedras, sejam elas sintéticas ou naturais, só nos resta saber dar o destaque que queremos, pois sim, puxando sardinha hahaha elas dão um toque especial para nossos projetos. E claro que uma boa marmoraria e ótimos profissionais farão com que a beleza delas transpareça mais ainda. Lembremos, as pedras tem EFEITOS E NÃO DEFEITOS!



E já estou preparada para acompanhar também nossa querida CASACOR BELO HORIZONTE que inicia-se no próximo dia 7 de agosto. Vale a pena ir la dar uma conferida, mesmo que você não seja arquiteto ou designer, vai la ter alguma ideia para sua casinha!


 
 
 

Comments


FUNCIONAMENTO

  • Instagram

Bahia Pedras

Segunda à sexta de 08:00hs às 17:15hs

Sábado de 08:00hs às 12:00hs

  • Instagram

Fícus Rochas Ornamentais (showroom)

Segunda à sexta de 09:00hs às 18:00hs

Sábado com agendamento

RECEBA AS NOVIDADES

© 2018 por Thaís Pereira de Figueiredo. Orgulhosamente criado com Wix.com 

bottom of page