top of page

Mármores e granitos

  • Foto do escritor: thaisbahiapedras
    thaisbahiapedras
  • 13 de jul. de 2018
  • 3 min de leitura

As pedras mais antigas e mais utilizadas


ree
Variedade de tonalidades dos mármores e granitos. Foto por Fernanda Araújo Fotografia

Como primeiro post relacionado com nosso assunto principal, falaremos brevemente das principais rochas trabalhadas na maioria das marmorarias, os mármores e granitos. Não aprofundarei muito na parte geológica até mesmo porque não sou uma profissional da área, mas focaremos nas propriedades que são importantes para nosso maior nicho de atuação, usando elas como revestimentos e para a confecção de bancadas.



Mármores são rochas metamórficas que contém em sua composição calcário e é uma rocha mais macia que o granito. Para título de curiosidade, um bloco de mármore pode ser serrado em apenas algumas horas, enquanto dependendo do granito ele pode demorar dias para ser serrado, devido sua dureza. Os mármores, assim como os granitos são utilizados desde antes de Cristo, nas construções, como revestimentos e muito marcantes como matéria prima para os grandes artistas esculpidores, como Michelângelo, que nos presentearam com grandes obras feitas em mármore, como o Davi de Michelângelo e a Vênus de Milo, peças que mesmo após muitos anos estão quase que em perfeito estado de conservação, com uma beleza exuberante.


ree
Davi de Michelângelo, Florença, Itália. Foto tirada por mim em 2015.
Quem não ficaria encantado ao ver de perto essas obras e poder ver o material puro e simplesmente moldado para algo divino?

Mármores são conhecidos pelos seus veios, ou seja, suas linhas movimentadas que deixam cada peça e cada ambiente único. Como os granitos, mesmo que uma pedreira extraia o mesmo material por anos, a natureza é única e assim cada pedra também se torna única, por isso temos materiais em casas antigas que hoje podem não existir mais.

Na construção civil esses dois materiais são muito utilizados para as bancadas, pisos e revestimentos, e para muitos utilizar o mármore dá um ar de riqueza, por realmente lembrarmos dos antigos palácios todos feitos em mármores e por remeter a um material mais nobre. Porém, é pouco resistente ao fogo e possui alto grau de absorção, não que os granitos também não sofram absorção, sim eles também sofrem, mas em um grau bem menor e mais moderado que os mármores.

Pela nobreza do material, grandes mármores são extraídos da Itália, quem nunca viu uma foto da Fontana di trevi, e não ficou impressionado? O mármore é um material em abundância na região.


ree
Fontana di Trevi, Roma, Itália. Foto tirada por mim em 2015.

Granitos são rochas ígneas formadas por muitos minerais, dentre eles o quartzo. São bastante extraídos na região do Espírito Santo aqui no Brasil, e são muito exportados para fora do país. Muitas pedreiras tem um setor especializado somente para essa área, atender o público externo. Por terem um custo benefício melhor que o mármore são bastante utilizados. São rochas menos maleáveis, mas que tem grande brilho ao ser polido assim como os mármores.

Mármores e granitos podem ser utilizados polidos, brutos, sem brilho, tudo dependerá do porquê do projeto e saber especificar de forma coerente é importantíssimo, nos próximos posts falaremos mais especificamente de onde utilizá-los e como. Lembrando que hoje existem diversos impermeabilizantes e hidrofugantes que podem ser utilizados e que prolongam ainda mais a vida útil desses materiais, que já são bastante duradouros.



Não tenha medo de usar ou especificar algum desses materiais, como todos os revestimentos ele devem ser mantidos com cuidado e carinho, e para terminar, uma frase que nos acompanhará por toda nossa trajetória por aqui: AS PEDRAS NÃO TEM DEFEITOS, E SIM EFEITOS!


Todas a imagens de bancadas são serviços feitos pela Bahia Pedras e autorizadas pelos clientes para usá-las.
 
 
 

Comments


FUNCIONAMENTO

  • Instagram

Bahia Pedras

Segunda à sexta de 08:00hs às 17:15hs

Sábado de 08:00hs às 12:00hs

  • Instagram

Fícus Rochas Ornamentais (showroom)

Segunda à sexta de 09:00hs às 18:00hs

Sábado com agendamento

RECEBA AS NOVIDADES

© 2018 por Thaís Pereira de Figueiredo. Orgulhosamente criado com Wix.com 

bottom of page