O que se faz na marmoraria?
- thaisbahiapedras
- 20 de jul. de 2018
- 3 min de leitura
Como uma marmoraria trabalha?

Marmoraria apesar de ser uma palavra que instantaneamente associamos aos mármores, é o lugar onde pode-se trabalhar com diversos tipos de pedras naturais, pedras artificiais e até mesmo hoje com porcelanatos, revestimento que vem competindo no mercado com nossas queridas pedras.
A marmoraria é basicamente uma revendedora de pedras, toda marmoraria terá seus fornecedores, de confiança é claro, para cada material em específico. Existem marmorarias de grande porte que atuam como fornecedoras, pois tem grande estoque e consegue ainda repassar para marmorarias menores a preços justos.
Tem marmorarias que trabalham com pedras rústicas, São Tomé é uma das mais conhecidas e muito utilizada em ambientes externos, em bordas de piscinas, muros e em paisagismo. Algumas marmorarias se especializam em um tipo de pedra, muitas são conhecidas por exemplo, por trabalhar com mármores de diversas naturezas.

Podemos dizer que a marmoraria realiza um trabalho artesanal, e como todo trabalho artesanal deve ser valorizado como tal. As pedras chegam à marmoraria em formato de chapas, sejam elas, polidas ou não, e a partir daí todo processo é iniciado. Infelizmente, ainda geramos muitos resíduos, logo é necessária uma boa gerência para que seja aproveitada a chapa quase em sua totalidade, para isso a paginação dos serviços é importante.

As chapas são serradas com Serra própria, hoje temos serras específicas para materiais sintéticos, pois sua composição é diferente das pedras naturais, eles são materiais mais macios para corte. Já porcelanatos são bastante duros, precisando de maior cuidado ainda em seu corte.

Após o corte das peças elas passam ao setor de acabamentos. Antigamente, haviam diversos tipos de acabamentos para as bordas das pedras: simples, boleado, abaulado; além das combinações como: acabamento sanduíche, que dentro dele haviam combinações diferentes hehehe. Como a arquitetura segue tendências e está diretamente ligada à moda, os acabamentos também foram sofrendo modificações, passando a serem o mais retilíneo possível, sem curvas e mais clean, digamos assim. Abaixo algumas fotos de peças antigas e seus acabamentos que são pouco ou não utilizados hoje:
“A Thaís, então o acabamento ficou mais simples de ser feito também?!” Muito pelo contrário galera, o acabamento reto e mais simples, requer uma atenção muito grande para que o resultado fique impecável e para isso tem que ter bons acabadores, com boas ferramentas e com boas matérias primas de acabamento. O tão famoso acabamento em “meia esquadria” que nos dá as nossas amadas testeiras tem que ser perfeitamente cortado com a máquina de chanfro para depois ter o acabamento terminado com massa plástica ou resina e seu polimento posterior. Logo a mão de obra se torna mais especializada ainda e mais rigorosa.
O acabamento de montagem é o que mencionei acima como artesanal, montar uma bancada de pia, um balcão, um lavatório, uma pia esculpida requer máxima atenção e cada milímetro na marmoraria é de extrema importância, pois pode fazer total diferença no resultado final.
Sequência de montagem de um lavatório de porcelanato:
- Após o corte é feita a montagem e colagem
-Para o acabamento coloca-se a massa ou a resina
- Logo finaliza-se o acabamento e a colagem da cuba
Então recapitulando, a pedra chega à marmoraria, é cerrada, depois recebe acabamento, em alguns casos passa pelo processo de montagem e então pode ser entregue ao cliente. Alguns tipos de serviços, como balcões, são necessários que após sua instalação a marmoraria vá até o local e finaliza o acabamento.
A logística então tem que ser bastante pensada dentro da empresa, enquanto o serrador serra o material os acabadores já tem que estar realizando algum tipo de acabamento, é um ciclo, para que a produção mesmo que um dependendo do outro, não sofra grandes paradas.
Para finalizar, procure saber como é o acabamento e como a empresa trabalha, nós arquitetos sabemos que o bom acabamento faz A DIFERENÇA, em um projeto finalizado. Então, não tenha vergonha de ir à marmoraria e pedir para ver o acabamento, isso é o que mostrará a qualidade do serviço final.
Para conferir nossos acabamentos nos siga no Instagram: @bahiapedras ou acesse nosso site www.bahiapedras.com.br, la vocês encontrarão fotos dos nossos serviços realizados. Arquitetura e pedras formam um lindo casal, vocês não acham?!!! hehehe

Comments